
O governo do Maranhão conduziu ontem (quinta-feira, 4) uma agenda estratégica que reforçou os avanços na área da segurança pública. A programação marcou o progresso das obras de modernização da sede da SSP e o fortalecimento do efetivo com a formatura de 275 novos soldados da Polícia Militar.
A agenda ocorreu em dois momentos. Às 16h, o secretário de Estado Maurício Martins acompanhou, ao lado do governador Carlos Brandão, a vistoria das obras de reforma e ampliação da sede da SSP, no bairro Vila Palmeira. Logo depois, às 17h, participou da solenidade de formatura dos novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau.
Obras da nova SSP avançam e recebem nova etapa de serviços
Durante a vistoria, o governador Carlos Brandão assinou a ordem de serviço para pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno da SSP, obra executada pela Segov e pela Sinfra. Maurício Martins destacou que as melhorias fazem parte de um conjunto de ações que modernizam a estrutura da segurança pública e ampliam a capacidade operacional das forças policiais.

A sede da SSP — que abriga o Centro de Inteligência, o Ciops, a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as Corregedorias — passa por uma reforma completa para modernizar e ampliar todos os setores.
Também foi vistoriado o Centro de Videomonitoramento, que está sendo ampliado. O projeto foi reformulado e dobrou o número de câmeras, passando de 200 para 400 equipamentos, potencializando a atuação integrada e preventiva em todo o estado.
Reforço expressivo no efetivo da Polícia Militar
Em seguida, Maurício Martins participou da solenidade de formatura dos 275 novos soldados, que concluíram o Curso de Nivelamento Técnico Profissional (CNTP), com 942 horas de formação, incluindo disciplinas como patrulhamento, abordagem, tiro, uso progressivo da força, controle de distúrbios e estágio em operações reais.
Os novos policiais fazem parte do grupo de 300 convocados pelo Governo do Estado, concluindo o cadastro de reserva do último concurso da PMMA.
Entre 2022 e 2025, foram convocados e nomeados 1.629 candidatos, dos quais 1.432 já concluíram a formação e ingressaram na corporação — um dos maiores reforços dos últimos anos.








