Devido a onda de calor que afeta todo o país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar nesta sexta-feira (2). Segundo o órgão, o índice deve ficar entre 20% e 30% em várias regiões do Maranhão.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
➡️ Segundo o aviso, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% a partir das 11h desta sexta e vai até as 19h. Trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir.
➡️ De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
E quais os impactos da baixa umidade na nossa saúde?
O tempo seco pode levar a complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas. Além disso, pode haver sintomas como dor de cabeça e cansaço.
😷 Por que sentimos desconfortos respiratórios quando o tempo está seco?
Isso acontece porque um dos mecanismos de defesa que temos para as vias aéreas é o muco. Com o ar seco, esse muco também seca e isso piora a obstrução.
Quais são as recomendações?
Durante este período, é ideal ingerir bastante líquido para evitar a secura. Além disso, é necessário evitar o desgaste físico nas horas mais secas do dia e evitar exposição ao sol.