A exposição
A exposição reúne documentos originais, registros históricos, projetos de lei e materiais audiovisuais que ilustram como o Legislativo tem atuado na valorização da cultura popular, com destaque para expressões como o bumba meu boi, o tambor de crioula, o cacuriá, entre outras manifestações.
Coordenadora do Memorial, a arquivista Raquel Arcanjo, explicou que a mostra foi pensada para ser acessível, lúdica e interativa, oferecendo uma experiência envolvente ao visitante.
“A exposição é muito viva, animada e colorida, como o próprio São João da gente. Mas, acima de tudo, ela traz conscientização. Mostra como o cotidiano, as brincadeiras e manifestações culturais só ganharam estrutura e regulamentação porque houve um legislador atento a essas tradições. Convido todos a virem conhecer. Temos visitas guiadas durante todo o horário de funcionamento”, destacou.
Dividida em sete cenários, a mostra reúne painéis com documentos legislativos, expositores, jogos, vídeos, totens interativos e peças relacionadas ao universo das festas populares. A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para participar, basta se cadastrar na recepção da Assembleia. Três profissionais estão disponíveis ao longo do dia para conduzir os grupos pelas diferentes etapas da exposição.
A abertura contou com a presença dos deputados Antônio Pereira (PSB), Janaína (Republicanos), Florêncio Neto (PSB), Adelmo Soares (PSB), Cláudio Cunha (PL), Claudia Coutinho (PDT), Enos Costa (Podemos), além do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral.